Antes de explicar como os alimentos antioxidantes agem no nosso organismo é preciso entender como o corpo humano oxida.

O oxigênio, que é tão fundamental à vida, também desempenha um papel no processo de envelhecimento. Nós envelhecemos porque oxidamos.

A oxidação ocorre naturalmente em todos os organismos vivos. Durante o metabolismo celular, são formados alguns átomos de oxigênio, chamados radicais livres. Esses radicais livres tendem a se associar a outros átomos. Como consequência, algumas células dos diversos tecidos do nosso corpo podem ser danificadas. Esse processo natural, que é responsável pelo nosso envelhecimento, também está associado ao surgimento de algumas doenças cardíacas, com o câncer e mal de Alzheimer.

Fatores como a poluição, tabaco, consumo de álcool, stress, entre outros, também induzem a produção de radicais livres.

 

Os alimentos antioxidantes são cientificamente comprovados como benéficos para retardar o envelhecimento precoce pois possuem substâncias que inibem a oxidação de outras moléculas no nosso corpo e protegem nossas células do efeito dos radicais livres. Eles são considerados os maiores aliados da nossa saúde. As principais substâncias com ação oxidante são vitaminas, minerais e polifenóis.

Abaixo você vai encontrar cinco alimentos antioxidantes. Além disso, também vamos explicar melhor porque você deve consumi-los. Não deixe de conferir. Boa leitura!

 

Açaí

Esse alimento é um poderoso antioxidante. É fonte de vitamina E, magnésio, fibras, potássio e cálcio, além de ser rico em antioxidantes. Além disso, por ser uma gordura boa, o açaí contribui para a diminuição do colesterol ruim. Porém, não é todo açaí que traz benefícios para a saúde. Para que ele seja realmente benéfico para o seu corpo, deve ser consumido puro, sem adição de açúcar ou xaropes.  O açaí é considerado um alimento muito rico. Entenda porquê e saiba identificar quando o açaí é puro nesse artigo que fizemos.

 

Cacau

O cacau é a substância usada para fazer o chocolate, alimento tão apreciado no mundo. O cacau é um alimento rico em flavonoides e polifenóis, poderosos antioxidantes e que ajudam a prevenir várias doenças. Essas substâncias também contribuem para diminuir doenças do coração e previnem o câncer. Também contribui para o emagrecimento por conter feniletilamina e N-aciletanolamina. Essas duas substâncias agem no nosso cérebro, reduzindo a nossa vontade de comer doces.

É possível aproveitar os benefícios do cacau consumindo-o na versão pura, em pó, que pode compor diversas receitas ou em chocolates com teor de cacau acima de 70%. 

 

Berries

No Brasil, as Berries são conhecidas como frutas vermelhas. Além do sabor azedinho e gostoso que elas dão para as receitas, as berries também possuem diversos nutrientes e benefícios.

Elas são ricas antocianinas e flavonóides. Essas substâncias possuem propriedades antioxidantes e combatem os radicais livres.

Exemplos de Berries: açaí, mirtilo, cranberry, gojiberry.

 

Cúrcuma

A Cúrcuma é uma especiaria indiana que contém diversas propriedades benéficas para a saúde, advindas do seu principal composto, a curcumina, excelente antioxidante. Ela atua na prevenção do câncer e possui propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, anti-sépticas, antibacterianas e antifúngicas.

Mas aqui vale uma observação importante: a curcumina não é facilmente absorvida pelo nosso organismo. Segundo estudos, o uso da pimenta do reino (rica em piperina) junto com a curcumina(cúrcuma) aumenta a sua absorção em até 2.000% e potencializa seus efeitos. Recomenda-se o uso combinado dessas duas especiarias, para obter os benefícios da curcumina.

Nozes

As propriedades antioxidantes fazem das nozes as frutas oleaginosas mais saudáveis que existem. Por isso, elas são fortemente recomendadas para quem deseja manter uma dieta saudável.

Os antioxidantes encontrados nas nozes, podem ser entre 2 e 15 vezes mais potentes do que os encontrados na vitamina E. Consumindo as nozes de forma regular, ela pode prevenir o câncer, diabetes tipo 2 e outros problemas de saúde.

Agora você já sabe quais são os top 5 alimentos antioxidantes que você deve incluir na sua alimentação para garantir uma rotina saudável. Nas redes sociais da Ingredientes Online você encontra diversas receitas que incluem alimentos antioxidantes.