O organismo das mulheres sofre constantes transformações ao longo da vida e assim problemas podem ocorrer; a fisioterapia na saúde da mulher está voltada a tratar e minimizar estes problemas, atuando em todo ciclo de vida feminino.

● Fisioterapia para grávidas
A gravidez, o período mágico da vida de uma mulher, o corpo sofre alterações constantes, a fisioterapia atua prevenindo e tratando lombalgias, melhorando circulação sanguínea, diminuição de edema, preparando assoalho pélvico para parto normal, diminuindo dores e tempo de trabalho de parto, no pós-parto – onde novamente o corpo da mulher irá sofrer modificações.

 


● Fisioterapia nas disfunções sexuais
Tema de grande tabu, e grandes discussões, e de fundamental importância para uma boa qualidade de vida, pois muitas mulheres ao longo da vida não conseguem atingir o orgasmo e sentem dores durante relação, a fisioterapia atua com um trabalho de conscientização corporal, reeducação do assoalho pélvico, ensinando a mulher a conhecer seu corpo, e o uso em seu benefício.


● Fisioterapia na Mastologia
Câncer de mama, a patologia mais assustadora para as mulheres, a fisioterapia atua nos déficits gerado pelo tratamento, promovendo reabilitação cinético-funcional, redução de linfedema, alteração de sensibilidade, diminuição de amplitude de movimento, incentivando a retomada das atividades da vida diária, promovendo melhor qualidade de vida.

 

● Fisioterapia para mulheres 60+
Um tema que não é exclusivo das mulheres, mas que não pode ficar de fora, com a idade alguns distúrbios músculos esqueléticos aparecem, a fisioterapia tem papel fundamental na redução e reabilitação promovendo fortalecimento muscular, ganho de equilíbrio, melhora na locomoção, diminuição de dores e promovendo um envelhecimento com melhor qualidade e independência.

 

● Fisioterapia uroginecologica
Incontinência urinária e fecal, a fisioterapia utiliza de recursos terapêuticos para fortalecimento, exercícios físicos e eletroterapia para redução do problema.

 


Ana Carolina Cavalcante Alves
Fisioterapeuta Graduada em 2008
Pós Graduada em fisioterapia hospitalar pelo Hospital Israelita Albert Einstein
CREFITO 3/134939-f