Por Carla Vidal para Mon Âme

Enfim, o inverno chegou ao fim. Mas a chegada da primavera e seus dias mais floridos e ensolarados pedem a necessidade de atualizar os cuidados com a pele, já desde o início da nova estação.

Lavar o rosto de maneira correta é essencial em todas as estações, mas, especialmente na primavera a necessidade de remover as impurezas e desobstruir os poros com a ajuda de um sabonete facial próprio para a pele é ainda maior. Junto ao aumento da temperatura, temos também o aumento da transpiração: o suor e o sebo aumentam o nível de oleosidade da pele deixando-a com uma aparência mais "brilhosa" do que o normal; assim, para manter a oleosidade do rosto controlada, com aspecto sempre sequinho, a higiene da face deve ser feita de uma a duas vezes por dia.

Em dias mais quentes e com maior exposição ao sol, ainda que as temperaturas não sejam tão elevadas como no verão, os raios ultravioleta já são mais intensos, e a proteção deve ser redobrada. Portanto, se você aboliu o protetor solar no inverno (o que não é recomendado) é hora de voltar a utilizá-lo várias vezes ao dia para proteger a pele de forma eficiente e constante.

A LIMPEZA BÁSICA DA PELE
Dormir de maquiagem deixa a pele do rosto desidratada e sem viço, favorece a irritação e pode até estimular o desenvolvimento de dermatites aumentando quadros de acne e o envelhecimento precoce.
Ao se deitar, siga algumas dicas da nossa dermatologista:
1) Retire o excesso de produtos. Antes de aplicar qualquer produto para a remoção é recomendado fazer uma higienização com lenço umedecido, para a retirada do excesso de maquiagem;
2) Para limpar a maquiagem, aposte em demaquilantes que possuem ativos desenvolvidos especialmente para não irritar ou agredir sua pele;
3) Depois de remover toda a maquiagem lave o rosto com sabonetes específicos: neutros na região dos olhos e para cada tipo de pele no restante da face;
4) É importante hidratar a pele depois da limpeza para manter o viço e o aspecto jovem e saudável.


Mon Âme entrevista a famosa dermatologista Carla Vidal e descobre o que fazer para uma pele linda para brilhar no final do ano.
Na época do final do ano é muito comum usarmos maquiagem com mais frequência para os eventos ao mesmo tempo em que aumentamos a exposição ao sol, por isso, é o momento ideal para redobrarmos os cuidados com a limpeza do rosto.
Duas dicas fundamentais para manter a saúde da pele são: o uso de tônico facial e água micelar. O uso do tônico para limpeza da pele no verão é excelente, uma vez que esse produto reúne propriedades refrescantes, oferece proteção da ação de radicais livres, minimiza a aparência dos poros dilatados e mantém a umidade natural da pele; já a água micelar torna-se uma importante alternativa por se tratar de um produto com diversas funções: limpa as partículas de sujeira sem irritar ou agredir a pele e também pode ser usada como demaquilante logo após a lavagem do rosto. Para quem vai viajar, pode optar pelos lenços micelares, muito úteis e práticos, com as mesmas vantagens do produto tradicional.

DICAS DE PELE PARA DIAS DE VERÃO
Por Carla Vidal para Mon Âme
Passadas as festas de final de ano, com mais uma semana de folga prolongada, é comum nos depararmos com a pele ressecada, sem viço, brilho e saúde. O uso de maquiagem nas festas e o álcool ingerido em maiores quantidades pioram a qualidade do tecido e aceleram o processo de envelhecimento cutâneo. A boa notícia é que é possível recuperar a saúde da pele através de alguns cuidados básicos:

1) Hidrate-se. Isso para evita que sua pele fique ressecada e sem viço;
2) Não exagere na maquiagem. Opte por deixar a pele somente a base de hidratantes e protetores solares, inclusive os com coloração;
3) Não poupe no hidratante. Opte por aqueles com ação anti-inflamatória e antioxidante no rosto, assim poderá ter um resultado mais rápido na recuperação do tecido. O ideal é consultar seu dermatologista para indicar o melhor hidratante de acordo com seu tipo de pele;

4) Borrife água termal no rosto. É uma ótima forma de ajudar a pele a se recuperar rapidamente, proporcionando a devida hidratação ao longo de todo o dia;

5) Consuma alimentos leves. A alimentação saudável é uma boa medida para diminuir os efeitos do álcool ingerido nas festas e vai contribuir para a melhora da qualidade da sua pele.

 

INOVAÇÕES EM DERMATOLOGIA
TECNOLOGIAS MENOS INVASIVAS
Por Carla Vidal para Mon Amê
Graças à evolução da tecnologia, temos hoje no mercado, um grande leque de tratamentos dermatológicos com menos efeitos colaterais. Lasers com auxílio de cremes trazem resultados incríveis; tratamentos como botox estão sendo utilizados quando existe uma real necessidade, aplicados, por exemplo, para reduzir linhas de expressão muito marcantes adquiridas ao longo do tempo. Primeiramente a Dra. Carla preza pela saúde da pele, para então associar e considerar a toxina botulínica; costuma falar que: “é a cereja do bolo do tratamento”.
Independente do tipo de pele seca, oleosa ou mista é essencial ter os cuidados básicos para manter a pele sempre saudável: higienizar, hidratar e protegê-la dos raios solares.
Dra. Carla diz que muitas mulheres chegam ao seu consultório na procura de tratamentos milagrosos e imediatos, porém, com os primeiros cuidados e a tecnologia atual, torna-se cada vez mais fácil voltar a ter a pele saudável e bonita em um espaço curto de tempo.
Para os cuidados com o corpo, o mundo da estética proporciona uma imensa gama de métodos para reduzir gorduras localizadas e flacidez, por exemplo, o coolsculping, e no caso de flacidez o tratamento pode ser associado a tratamentos como o UTHERA (Ultrassom microfocado) ajudando na firmeza da pele. O laser Q-SWitchead é um laser muito versátil que ajuda nas manchas causadas ou não pelo sol, além de rejuvenescer a pele com foto dano deixando-a com viço e sem dow time.
Pacientes com a pele muito foto envelhecida e que resolvem iniciar o tratamento também terão um bom resultado, prepararemos essa pele utilizando cremes para fazer um bom alicerce, e então aplicar um laser ablativo como o CO2 ultra-pulsado com um dow time de 72 horas, mais ou menos. Podendo utilizar maquiagem para esconder as microcrostas que costumam a desaparecer em 5 dias.
Não deixem a idade passar, invista em cuidar de você em todas as fases da sua vida.